quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fortran

Esta linguagem Fortran (Formula Translator) é uma linguagem de Alto nível, que foi criada partindo do problema e da dificuldade apresentadas pelo Assembly. Apareceu também na década de 50 e foi considerada uma das melhores linguagens da época. Aqui temos várias funções e instruções pré-definidas que nos permite poupar tempo na dactiolografia de instruções base do processador, ao contrário da linguagem Assembly.




Pascal


Outra linguagem de Alto nível dos anos 60, bem estruturada, mas com regras rígidas, o que a torna difícil de modelar, para se criar novas ideias. É a típica linguagem usada para iniciar os cursos de Programação. Actualmente ambientes de desenvolvimento (IDE) como o FreePascal, o Kylix e o Delphi são óptimas opções para se programar em Pascal.




Cobol


Foi uma linguagem usada para a criação e estruturação de bancos de dados financeiros nos anos 60 que ainda hoje é usada por este tipo de serviços. Comparada com o Pascal e o Assembly, esta linguagem é bem amigável e bastante acessível e actualmente serve para várias tarefas.

Linguagem C


Poder-se-ia dizer que o C é uma das maravilhas das linguagens de programação. Muitos dos programas existentes hoje foram escritos nesta linguagem. O C foi desenvolvido nos laboratórios Bell na década de 70, e possui as seguintes características:


• Portabilidade entre máquinas e sistemas operacionais


• Dados compostos em forma estruturada


• Total interação tanto com o SO como com a máquina


• Código compacto e rápido.


Nos anos 80, C era a linguagem mais utilizada por programadores, por permitir a escrita intensiva de todas as características das linguagens anteriores. O Próprio UNIX e Linux foram escritos em C, assim como o front-end do MS-DOS, Windows e as aplicações Office mais usadas no mundo (OpenOffice.org, Microsoft Office, embora cada uma delas incluísse suas próprias linguagens de script), sendo também utilizada em aplicações gráficas e criação de efeitos especiais nos filmes Strar Trek e Star Wars.

Linguagem C++


Uma linguagem que adiciona ao C um conjunto de recursos a mais, como o próprio nome sugere. O C++ é o C orientado a objetos. Avançando nos 90, passou por diversas atualizações e padronizações nesta época, o padrão do C++ foi exaustivamente trabalhado pelos desenvolvedores durante oito anos, quando finalmente foi aprovado pelo ANSI. Vários projectos como o KDE (front-end para UNIX, Linux, BSD e recentemente para Windows) são escritos em C++.
Delphi


Delphi (em português, pronuncia-se "dél-fi"; em inglês, "del-fai") é um compilador e um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) para o desenvolvimento de softwares. Ele é produzido pela Borland Software Corporation (que, por algum tempo, foi chamada de Inprise).


Visual Basic



A linguagem utilizada pelo Delphi, o Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objetos) a partir da versão 7 passou a se chamar Delphi Language. O Delphi, originalmente direcionado para a plataforma Windows, chegou a ser usado para desenvolvimento de aplicações nativas para Linux e Mac OS, através do Kylix (conhecido como Delphi para Linux), e para o framework Microsoft .NET em suas versões mais recentes. Atualmente há um projeto chamado Lazarus que possui uma interface muito semelhante ao Delphi e a característica de ser multiplataforma, ou seja, roda tanto no windows como no linux.


O Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente.


Um aperfeiçoamento do BASIC, a linguagem é dirigida por eventos (event driven), e possui também um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE - Integrated Development Environment) totalmente gráfico, facilitando enormemente a construção da interface das aplicações (GUI - Graphical User Interface), daí o nome "Visual". Em suas primeiras versões, o Visual Basic não permitia acesso a bancos de dados, sendo portanto voltado apenas para iniciantes, mas devido ao sucesso entre as empresas - que faziam uso de componentes adicionais fabricados por terceiros para acesso a dados - a linguagem logo adotou tecnologias como DAO, RDO, e ADO, também da Microsoft, permitindo fácil acesso a bases de dados. Mais tarde foi adicionada também a possibilidade de criação de controles ActiveX, e, com a chegada do Visual Studio .NET, o Visual Basic - que era pseudo-orientada a objetos - tornou-se uma linguagem totalmente orientada a objetos (OO).
Java, C#


As linguagens em ascensão no fim dos anos 90 e começo do ano 2000, são linguagens de alto poder de abstração e com boas capacidades de virtualização, o que lhes conferem boas possibilidades de independência de plataforma, embora estas características ainda estão sendo melhoradas.


• Vantagens: uma maior facilidadesue em C/C++ e vínculos de patentes com as empresas que as desenvolveram.
PHP


O PHP apareceu em 1994 e pretendeu revolucionar o mercado de linguagens na criação de scripts para a internet. Realmente é uma linguagem excepcional onde é permitido fazer tudo o que os CGIs faziam inclusive mais coisas ainda. Para quem quer seguir programação para aplicações web é uma linguagem a estudar, assim como o Perl, usado também na criação de ferramentas em sites.
Perl, Python, Ruby


Ciclos de processamento e tempo de computador são cada vez mais baratos; tempo de programador e criatividade são cada vez mais caros. Por isso, a tendência atual no mercado é favorecer linguagens de alto nível, menos otimizadas para a máquina, e mais otimizadas para o programador: linguagens como Perl, Python e Ruby, consideradas linguagens de programação de alto nível, com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana.

0 comentários: