Fontes Tipográficas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A escolha das fontes tipográficas a serem utilizadas é de extrema importância já que muitas informações são dadas a partir de textos. Ao avaliarmos um site, podemos avaliar quanto à fácil visualização em monitores de computador ou quanto à correspondência com o público.


As fontes que não possuem serifa ou não-serifadas são ideais para serem visualizadas em monitores. A serifa é um pequeno traço nas extremidades inferiores das letras e esse detalhe acaba por tornar a leitura um pouco mais cansativa.

As fontes tipográficas geralmente usadas em sites são Arial e Verdana.



As famílias tipográficas são conhecidas com o nome de famílias de fontes (do francês antigo fondre, correspondente em português a derreter ou fundir, referindo-se ao tipo feito de metal fundido). Uma fonte pode ser metal, película fotográfica, ou meio eletrônico.

Existe uma infinidade de famílias tipográficas. Algumas delas têm mais de quinhentos anos, outras surgiram na grande explosão criativa dos séculos XIX e XX, outras são o resultado da aplicação dos computadores à imprensa e ao desenho gráfico digital e outras foram criadas explicitamente para sua apresentação na tela dos monitores, impulsionadas em grande parte pela web.

As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.

0 comentários: