As grandezas utilizadas na informática
Publicada por Tiago Coelho à(s) 05:05 0 comentários
Numeração Decimal
O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez.
Baseia-se em uma numeração de posição, onde os dez algarismos indo-arábicos : 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 servem a contar unidades, dezenas, centenas, etc. da direita para a esquerda. Contrariamente à numeração romana, o algarismo árabe tem um valor diferente segundo sua posição no número: assim, em 111, o primeiro algarismo significa 100, o segundo algarismo 10 e o terceiro 1, enquanto que em VIII (oito em numeração romana) os três I significam todos 1.
Assim:
Publicada por Tiago Coelho à(s) 04:58 0 comentários
Numeração Binária
O sistema binário de computação já era conhecido na China uns 3000 a.C., de acordo com os manuscritos da época. Quarenta e seis séculos depois, Leibniz redescobre o sistema binário.
A cada um dos símbolos do sistema binário chama-se um «bit».
O maior inconveniente da base dois é que a representação de cada número envolve muitos algarismos. Por exemplo, cem mil, que na base dez se representa por 5 algarismos, na base dois representa-se por 17 algarismos! Porém, este inconveniente é superado nas máquinas electrónicas pela velocidade.
Como é que se representa um número decimal (numeração árabe) na base dois?
Vejamos os seguintes exemplos:
10011010(2)=1×27+0×26+0×25+1×24+1×23+0×22+1×21+0×20
= 128+0+0+16+8+0+2+0=
=154(10) (O que é uma maneira bem mais prática de representar o mesmo número!)
Publicada por Tiago Coelho à(s) 04:50 0 comentários
CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÈDIA
Os dois tipos de áudio mais utilizados nas aplicações multimédia são as sequências musicais e a fala, ou a voz humana.
O áudio digital pode, portanto, ser utilizado em aplicações multimédia, mas assume uma relevância particular em outras duas áreas de aplicação - nas telecomunicações e no entretenimento.
Publicada por Tiago Coelho à(s) 01:12 0 comentários
Técnicas de identificação biométrica
das mesmas, vem exigindo meios mais seguros para sua proteção. A identificação e
autenticação de usuários é um dos principais aspectos a serem considerados para garantir
a segurança das informações. Nesse contexto, os mecanismos de identificação tradicionais, baseados em usuário e senha, já não satisfazem às demandas exigidas.
- 2- Impressão digital: método mais rápido, fiabilidade alta e baixo custo.
- 3- Reconhecimento da face: menor fiabilidade, rápido e de baixo custo.
- 4- Identificação pela íris: muito fiável, imutável com o passar dos anos, alto custo.
- 5- Reconhecimento pela retina: fiável, imutável, leitura difícil e incómoda na medida em que exige que a pessoa olhe fixamente para um ponto de luz, alto custo.
- 6- Reconhecimento de voz: menos fiável, problemas com ruídos no ambiente, problemas por mudança na voz do utilizador devido a gripes ou stress, demora no processo de cadastramento e leitura, baixo custo.
- 7- Geometria da mão: menos fiável, problemas com anéis, o utilizador precisa de encaixar a mão na posição correcta, médio custo.
- 8- Reconhecimento da assinatura: menos fiável, algumas assinaturas mudam com o passar do tempo, também há problemas na velocidade e pressão na hora da escrita, médio custo.
- 9- Reconhecimento da digitação: pouco fiável, demora no cadastramento e leitura, baixo custo.
- 10- Tecnologias futuras: odores e salinidade do corpo humano, padrões das veias por imagens térmicas do rosto ou punho, análise de DNA.
Publicada por Tiago Coelho à(s) 01:36 0 comentários
Biometria
Publicada por Tiago Coelho à(s) 01:12 0 comentários
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Publicada por Tiago Coelho à(s) 00:59 0 comentários
O que é a Ergonomia? |
A maior parte das pessoas já ouviu falar de Ergonomia e pensam que é algo relacionado com cadeiras, com ferramentas ou teclados de computador, ... mas a Ergonomia é muito mais do que isso! A Ergonomia é a aplicação de conhecimentos científicos relativos ao Homem para conceber objectos, sistemas e envolvimentos adequados. Sistemas de trabalho, de desporto, de lazer, ou outros, devem incluir princípios ergonómicos na sua concepção, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo, bem como a eficácia dos sistemas. A Ergonomia está presente em tudo o que envolve as pessoas. |
Publicada por Tiago Coelho à(s) 04:44 0 comentários
Joystick
Joystick é um periférico de computador e video jogo pessoal ou um dispositivo geral de controle que consistem em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.
O joystick é usado freqüentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador.
O termo joystick transformou-se em um sinônimo para controladores do jogo que podem ser conectados ao computador desde que o computador defina a entrada como uma "porta de jogos".
Além de controlar jogos, os manches são usados também para controlar máquinas tais como elevadores, guindastes, caminhões. Os joysticks mais diminutos recentemente foram adotados como dispositivos navegacionais para equipamentos eletrônicos menores tais como telefones móveis.
Publicada por Tiago Coelho à(s) 04:02 0 comentários